Ante-plano de Pormenor de Salvaguarda da Zona Histórica apresentado



O conjunto de iniciativas “Mês do Centro Histórico” arrancou no dia 3 de Fevereiro, com a apresentação do Ante-plano de Pormenor de Salvaguarda da Zona Histórica de Sines em reunião de Câmara pública extraordinária, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A apresentação pública da proposta técnica do Ante-plano (ainda não validada pela Câmara) e as iniciativas informais do “Mês do Centro Histórico” não são obrigatórias por lei e foram decididas com o objectivo de permitir que as informações e sugestões dos munícipes sejam fornecidas antecipadamente e tenham efeito real sobre as propostas do plano.

“No Ante-plano não se apresentam propostas concretas, mas o diagnóstico da situação actual do centro histórico e as linhas que vão orientar o plano. É antes de haver um plano que faz sentido ouvir as pessoas. Só depois deste mês de discussão é que a equipa vai rever o Ante-plano e sujeitar uma proposta à aprovação da Câmara Municipal”, disse a vereadora Carmem Francisco, que detém o pelouro do planeamento urbanístico no novo executivo.

Considerando o “Mês do Centro Histórico” um meio para “aprofundar a prática democrática”, sobre o documento em causa o presidente da Câmara Municipal de Sines, Manuel Coelho, disse esperar que “seja um instrumento ao serviço da solução dos problemas das pessoas e da qualificação da cidade”, fundamental “na reconciliação da cidade com o mar”, depois do “corte abrupto” que se deu nessa relação com a instalação do complexo industrial.



Walter Rossa, da MW Planeamento e Arquitectura, empresa responsável pela elaboração do Plano de Pormenor de Salvaguarda da Zona Histórica, explicou as bases metodológicas seguidas e destacou como elemento potenciador do sucesso do plano o facto de Sines ter em andamento o Programa de Regeneração Urbana, com verbas já programadas para várias intervenções, um sinal de confiança para todos, incluindo os investidores privados.

Num outro post daremos conta dos conteúdos do debate na reunião de Câmara.

Conheça os documentos do Ante-plano de Pormenor de Salvaguarda da Zona Histórica
aqui.

Sem comentários: