Centro Recreativo Sineense objecto de levantamento e limpeza



No contexto do Programa de Regeneração Urbana de Sines, está em curso o levantamento, limpeza, tratamento arquivístico e introdução de medidas preventivas de conservação do espólio, mobiliário e interior do Centro Recreativo Sineense, edifício municipal localizado na Rua Francisco Luís Lopes.

Estes trabalhos preparatórios são a base para a elaboração do projecto de execução da obra de recuperação das fachadas do edifício e de reabilitação e adaptação do interior às necessidades da Escola das Artes de Sines, com o objectivo de ali instalar o seu novo pólo de dança, uma actividade com raízes na história do local.

Fundado em 1913, o Centro Recreativo Sineense desempenhou um papel de relevo na vida social e cultural de Sines dos últimos 100 anos. O edifício é um dos arquitectonicamente mais importantes entre os construídos na cidade no início do século XX, sendo ainda visíveis ricos pormenores interiores que a reabilitação conservará e valorizará.

Nos trabalhos já realizados foram encontradas as marcas das principais componentes da actividade do Centro Recreativo Sineense, que se repartia por espaços como a antiga loja, a biblioteca, a sala de jogos, o serviço de bar e o amplo salão de baile. No final da década de 80 o espaço recebeu também as instalações da Rádio Vendaval.

Além de suprir a carência de instalações da Escola das Artes de Sines, espera-se que operação a realizar no Centro Recreativo Sineense dinamize e aumente a atractividade da zona, beneficiando comerciantes, moradores e proprietários.

O custo programado da operação é de 303488 euros, co-financiado em 55% pelo FEDER, no âmbito do QREN 2007-2013.

Sem comentários: